SOBRE O PRAZER DE HOSPEDAR

Postado em

A minha filha me ligou pra saber como foi a minha viagem e primeira frase que disse foi: “A casa tá tão vazia… Parece até que a mesa ficou solta no meio da sala!”. Por três semanas, a casa dela esteve mais cheia e barulhenta por causa dos hóspedes, que recebeu e, literalmente da noite pro dia, veio todo mundo embora.

Há quem diga que há duas alegrias ao receber hóspedes: Uma quando eles chegam e outra quando vão embora. Eu, entretanto, enxergo um pouco diferente. Como só convido para a minha casa quem eu verdadeiramente gosto, pois acho que hospedar pressupõe partilhar a intimidade, sempre que recebo hóspedes fico muito feliz!

É certo que hospedar muda a rotina da casa, eventualmente aumenta as despesas, muda as coisas de lugar, nos deixa um pouco mais cansados, mas quanta alegria isso dá! Na verdade, o hóspede nos traz novos ares, colore a nossa casa de forma diferente, faz a gente pensar e ir a lugares, que há muito não vamos, olhar nosso bairro com outros olhos. Há um exercício de agradar quando recebemos, damos ao hóspede o melhor copo, a melhor toalha, o melhor de nós.

E quando eles vão se embora e pensávamos que daríamos graças a Deus por retomar a nossa rotina, pôr as pernas pra cima e reaver o nosso espaço, estranhamente, olhamos tudo à nossa volta e vemos que, no lugar das malas espalhadas, ficou apenas saudade.

Ceiça Schettini

2 comentários em “SOBRE O PRAZER DE HOSPEDAR

    Ceiça Schettini - Maria Elétrica respondido:
    8 de julho de 2015 às 23:35

    Adorei suas considerações!

    Curtido por 1 pessoa

    André Hottër disse:
    8 de julho de 2015 às 22:45

    Confessar um segredo… rs
    Eu também adoro a casa cheia, mesmo eu ainda morando com meus pais.
    Como eles são nordestinos, desde quando nasci sempre tive a casa cheia. Meu pai 14 irmãos e minha mãe 7, então nossa casa era ponto de referência para quem vinha para SP. Minha mãe chegou a hospedar todos os irmãos delas, não de uma vez! rs
    Um chegava e passava 1 mês, o outro chegava e ficava 6 meses e por aí. Isso tudo em um apt nas Perdizes.
    Hoje já moramos em uma casa com quarto de hospede e tudo, mas a casa já não vive tão cheia. Eu na maioria das vezes o tempo todo sozinho. Hoje, todos os meus tios estão instalados! Cada uma na sua casa… Aparecem de vez em quando para um BBQ! 🙂 rs
    Sinto falta da casa cheia de vez em quando, mas que a sensação de casa vazia é boa de vez em quando, é sim! rs

    HuG!
    http://www.andrehotter.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário